Texto Avestruz (Mário Prata)
Ano: 6º
Tempo de duração: 6 aulas
Habilidades/Competências: ativação dos
conhecimentos de mundo, antecipação de conteúdos, localizar e comparar
informações, inferências locais, relações de intertextualidade, recuperar o contexto
de produção do texto, generalização e conclusão sobre o texto.
Estratégias: leitura e compreensão do texto
Avestruz e comparação de informações com o vídeo.
Recursos: imagens, texto, vídeo.
Avaliação: acompanhamento de todas os passos
realizados, interação com o grupo e participação.
Passo 1: Sensibilização para o gênero e para a
leitura de uma crônica
- Preparação do ambiente/sala de aula: figuras
ampliadas de avestruz.
- O professor registra na lousa a rotina do
dia.
- Será feito um levantamento do que os alunos
já conhecem sobre o gênero, levantando os conhecimentos prévios:
O que é crônica?
Quais as suas características?
-Em seguida, comenta sobre o texto que será
estudado e levanta com os alunos hipóteses sobre o título:
Vocês já viram um avestruz?
Por que será que o título é avestruz?
Vocês gostariam de ter um avestruz em casa?
É comum ter um avestruz como animal de
estimação?
O professor inicia a leitura compartilhada.
- É comum pedir um avestruz de presente?
- O que significa "entregavam em
domicílio"?
- Qual é o nome científico do avestruz?
- É possível criar um avestruz dentro de
apartamento?
- Vocês já ouviram a expressão "ter
estômago de avestruz"?
- O que isso significa?
- E a expressão "gigolô de avestruz"?
- A crônica é uma narrativa que aborda fatos do
cotidiano. Quais são os fatos cotidianos apresentados no texto lido?
- Qual o tipo de linguagem apresentada?
Passo 2: Ampliando a compreensão da Crônica
Em grupos, os alunos devem analisar o texto e
identificar os itens abaixo:
Foco narrativo:
Tempo:
Espaço:
Personagens:
Desfecho:
O professor pedirá para os alunos elaborarem a
ficha técnica do avestruz com informações retiradas do texto:
Peso:
Altura:
Nome científico:
Quanto tempo vivem:
Reprodução:
Crias:
O professor também apresentará um vídeo que
fale sobre o avestruz, para que os alunos possam comparar as informações.
Passo 3: Reconto Oral
Ainda em grupos, os alunos devem recontar
oralmente o texto. Enquanto os alunos recontam, o professor registra na lousa a
sequência dos fatos.
Situação de Aprendizagem By Profª Flávia Pommer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário