segunda-feira, 17 de junho de 2013


Texto Avestruz (Mário Prata)

Ano: 6º

Tempo de duração: 6 aulas

Habilidades/Competências: ativação dos conhecimentos de mundo, antecipação de conteúdos, localizar e comparar informações, inferências locais, relações de intertextualidade, recuperar o contexto de produção do texto, generalização e conclusão sobre o texto.

Estratégias: leitura e compreensão do texto Avestruz e comparação de informações com o vídeo.

Recursos: imagens, texto, vídeo.
Avaliação: acompanhamento de todas os passos realizados, interação com o grupo e participação.

Passo 1: Sensibilização para o gênero e para a leitura de uma crônica

- Preparação do ambiente/sala de aula: figuras ampliadas de avestruz.

- O professor registra na lousa a rotina do dia.

- Será feito um levantamento do que os alunos já conhecem sobre o gênero, levantando os conhecimentos prévios:

O que é crônica?

Quais as suas características?

-Em seguida, comenta sobre o texto que será estudado e levanta com os alunos hipóteses sobre o título:

Vocês já viram um avestruz?

Por que será que o título é avestruz?

Vocês gostariam de ter um avestruz em casa?

É comum ter um avestruz como animal de estimação?

O professor inicia a leitura compartilhada.

- É comum pedir um avestruz de presente?

- O que significa "entregavam em domicílio"?

- Qual é o nome científico do avestruz?

- É possível criar um avestruz dentro de apartamento?

- Vocês já ouviram a expressão "ter estômago de avestruz"?

- O que isso significa?

- E a expressão "gigolô de avestruz"?

- A crônica é uma narrativa que aborda fatos do cotidiano. Quais são os fatos cotidianos apresentados no texto lido?

- Qual o tipo de linguagem apresentada?

Passo 2: Ampliando a compreensão da Crônica

Em grupos, os alunos devem analisar o texto e identificar os itens abaixo:

Foco narrativo:

Tempo:

Espaço:

Personagens:

Desfecho:

O professor pedirá para os alunos elaborarem a ficha técnica do avestruz com informações retiradas do texto:

Peso:

Altura:

Nome científico:

Quanto tempo vivem:

Reprodução:

Crias:

O professor também apresentará um vídeo que fale sobre o avestruz, para que os alunos possam comparar as informações.

Passo 3: Reconto Oral

Ainda em grupos, os alunos devem recontar oralmente o texto. Enquanto os alunos recontam, o professor registra na lousa a sequência dos fatos.

Situação de Aprendizagem By Profª Flávia Pommer.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário